PELAGEM BANHO OUVIDOS HIDRATAÇÃO
DENTES   UNHAS

         É mais provável que seu cão asseado, escovado e penteado regularmente sinta-se confortável ao ser manuseado por você, pelo veterinário, groomer, tosador ou qualquer pessoa que goste da companhia de um animal.
         O procedimento de higiene e beleza como banho, cuidado de aparo de unhas, aparo no pêlo e outros procedimentos que melhoram a aparência de seu cão, utilizando tesouras, máquinas, produtos de beleza e outros ( grooming) é uma forma excelente de saber o que está acontecendo com seu cãozinho. Com esses procedimentos simples a confiança está claro.

 
 

PELAGEM

 

A pelagem é o espelho da saúde. A pelagem opaca pode mostrar a existência de parasitas intestinais ou deficiência alimentar.
          A escovação não é só na hora do banho. Ela deve ser diária para que os pêlos mortos, poeira, sejam retirados, observando também a presença de parasitas.
         Este processo de escovação, sempre bem delicadamente, ajuda na manutenção da pelagem, evita que o pêlo se embarace, estimula o crescimento dos pêlos e garante uma boa circulação sangüínea e aeração da pele. Para isso, prefira sempre a escova de cerdas naturais.
         Escove bem, além de valorizar a aparência, quanto mais o pêlo é escovado, mais ele cresce saudável e forte, evitando o problema dos nós.
         Além disto, é um momento muito importante para o estabelecimento do elo entre pessoa e cão, além de observar o estado geral do animal.

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

BANHO

 

- Os banhos são parte importante da higienização e manutenção da saúde animal. Deve ser uma experiência agradável para você e seu cão. Ele vai entender o conceito tão humano ao ser molhado, esfregado, massageado e coberto de espuma.
          Primeiramente temos que lembrar que cada cão vai reagir de uma forma diferente. Alguns vão gostar, outros vão ser indiferentes e outros vão adorar.
          O primeiro banho só poderá ocorrer a partir de  50 dias de vida após a primeira vacina.Até essa idade, utilize um gel para banho seco ou lencinhos umedecidos para filhotes, peça uma orientação ao veterinário.
          Passe esse gel em pequena quantidade em toda a pelagem, retire o excesso com uma toalha seca, escove e seque com o secador.
          Deve ser dado apenas quando necessário para mantê-lo limpo e sem cheiro, geralmente de 7 a 15 dias, pois numa freqüência maior será prejudicial na formação da camada de queratina, que é a proteção da pele e os pelos de ressecamento.
 


 


          Banhe-os em dias quentes, não devendo esfregá-los com os dedos, pois embaraça os pêlos. Use uma escova de pinos.Depois que você passar o xampu ou o condicionador, aproveite este instante para escovar seus dentes.
          Alguns não toleram a escovação, mas a persistência o ajudará, evitando assim a perda precoce dos dentes.
Xampu, condicionador, algodão, cortador de unhas, pente de metal, pente para desembolar, escova de arame, perfume em spray (para animais), uma toalha limpa e vamos lá, mãos à obra.

 

 

          Você vai usar água morna. Pode ser usada uma banheira de bebê, mas cuidado, num lugar firme. Quando molhar a cabeça abaixe as orelhas que vão fechar o ouvido, não permitindo a entrada de água ou coloque um chumaço de algodão, impedindo a entrada de água, isentando seu cãozinho da otite, mas coloque com muita cautela para  não machucá-lo.
          Primeiramente molhe o corpo deixando a cabeça por último. Seque-o, mas tome cuidado com a corrente de vento, pois pode causar friagem.

 

 

     
Após secá-lo, limpe os ouvidos com produto indicado pelo veterinário de sua confiança. Corte o pêlo da metade do alto das orelhas ou seja um terço, de ambos os lados com a lâmina 10 ou 15, cortando com a tesoura o pêlo das bordas externas das orelhas. As orelhas  do York devem ser postadas em pé, bem erguidas.
Se você dispõe de pouco tempo e não quer que seu cãozinho fique com aparência desagradável, a alternativa é a tosa.  Existem diversos tipos de tosa, dispensando grande trabalho e deixando seu cãozinho com ótima aparência.No corpo a pelagem é aparada curta e o pelo da cabeça é cortado arredondado.
É importante que se faça a tosa higiênica, aparando os pêlos em volta do ânus e a região genital, evitando assim que a urina e fezes sujem os pêlos.
Quando a pelagem fica longa, deve ser ligeiramente aparado de forma que fique rente ao chão e a região anal deve ser livre de pêlos.
Costuma-se prender o topete com lacinhos para evitar que os pêlos caiam nos olhos.

 

 

 

 

voltar

     

 

 

HIDRATAÇÃO

 

 

Antes

 

 

Os pêlos dos cães, como o cabelo humano, são danificados com a ação do sol, poeira, água do mar, principalmente quando o pêlo for enrolado  e ao desembaraçar, a pelagem também será danificada.
          A  hidratação vai agir no pêlo do animal como  age no humano, ou seja, ajuda a unir as pontas duplas, dando muito mais brilho na pelagem, uma textura mais sedosa e um bom caimento do pêlo.
          Com este processo, as vitaminas existentes no creme de hidratação ajudarão o pelo a crescer mais saudável. Várias marcas de creme de hidratação existem no mercado, mas procure  ajuda de um especialista para auxiliar você.

 

 
     

 

 

 

Depois

 

 

voltar

 

 

OUVIDOS

 

A limpeza das orelhas deve fazer parte integrante da rotina da higiene do seu cão. As orelhas não são ventiladas e portanto a umidade é acumulada, gerando a infecção do ouvido. Você vai proceder com muita delicadeza, levantando a orelha e com um algodão umedecido em um anti micótico ( loção de limpeza) ou ainda em uma mistura de álcool e iodo, limpando toda a parte externa da orelha, mas cuidado para não alcançar o canal auditivo. Se notar uma secreção escura ou mau cheiro na orelha do seu cão, leve-o ao médico veterinário urgentemente.
         É importante se conscientizar que, uma vez que o cãozinho foi escolhido e trazido para casa, ele faz parte da família.

 

   

 

 

 

voltar

 

 

UNHAS

 

 

- Observe as unhas de seu cãozinho, crie o hábito de cortá-las. Unhas bem cortadas são de fundamental importância no acabamento do trimming de seu cão, muitas vezes pode melhorar a aparência de um pé cujos dedos não sejam muito bem arqueados. Dá um aspecto de limpeza e elegância no andar.

 


          Deve ser feito periodicamente, com isso visa à facilidade de locomoção e higiene. Sempre após a escovação o cão fica tranqüilo, aí é o momento de cortar suas unhas, usando um alicate apropriado. Cuidado para não atingir a parte rosa, que é a parte viva da unha.
          Torne essa experiência o mais positiva possível com agrados e petiscos. A criatividade nessa hora impera. Apare os pêlos entre os dedos para evitar o acúmulo de sujeira e examine as patas depois das caminhadas. Com cuidado, você pode cumprir esta tarefa sem traumas para ambas as partes.

 

 

 

DENTES

 

           Os cães têm dentes de leite até aproximadamente quatro meses. É importante que seja feita a escovação dos dentes pelo menos duas vezes por semana para diminuir o aparecimento de tártaro.O filhote tem que acostumar desde novinho para que a limpeza dos dentes se torne um hábito.  Inicie com uma gaze enrolada no dedo, sem pasta, para que ele se acostume ao manuseio. Gradativamente vá substituindo a gaze pela escova. Pode ser feito com uma escovinha ou dedeira de borracha são ótimas opções, se ainda não tiver providenciado, use algodão ou gaze. Existem no mercado pastas de dente com sabores, é uma diversão... mas nunca use pasta de dentes humana em animais.
 
 

 

 

           Uma atenção especial deve-se dar aos dentes do fundo, os molares e pré-molares e à região em que os dentes se articulam com as gengivas: o suco gengival, evitando as placas dentárias.
           Para treinar nossos amiguinhos de rabo e patas, vamos iniciar apenas o sorriso, ou seja, os dentes da frente. Paulatinamente vá aprofundando a escovação para o fundo da boca.
           Nessa hora, jamais ralhe com seu Pet ou dê-lhe castigos na hora da escovação, este é o momento apenas de expressar sua paciência e persistência, seu carinho, sua compreensão e amor.
           Pedaços de cenoura crua devem ser oferecido também como opção, entre as refeições para que seu cãozinho seja estimulado a roer, como também, ossos artificiais (couro) ou naturais (joelho de boi). O ato de roer, podemos dizer, é a escovação natural do seu cãozinho.

 

 

 

           O sucesso do programa de higiene bucal depende de seu trabalho e não deixe de visitar o médico veterinário, que poderá avaliar se o programa está eficiente.
           O dono tem boa parcela de responsabilidade na beleza do seu Yorkshire. Os cuidados não são muitos, mas fundamentais e lembre-se de encerrar o grooming com um petisco para que seu cãozinho associe o processo a um final feliz.

 

 

 

OLHOS

 

           Muitos cães acumulam muco no canto dos olhos, faça o possível de limpá-lo diariamente com soro fisiológico. Segure com firmeza e delicadeza e comece a limpeza. Deixe presos os pêlos da cabeça para não serem mastigados e também ficar caindo nos olhos que o fará soltar lágrimas. Seque bem a área.

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

voltar

     

 

 

Canil Di Amoretto